sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pimenta, mais pimenta, gengibre, limão... é a cozinha Tailandesa

Com uma combinação de ingredientes como vegetais, aves, peixes e outros frutos do mar, especiarias e ervas, todos muito picantes, a gastronomia tailandesa está em alta no mundo. É pimenta, mais pimenta, gengibre e outros temperos, que dão paladar ao porco, camarão, frango e outras carnes locais, ora picante ora doce, é um desafio ao paladar. Tudo isso com grande apelo visual, uma tradição da cozinha oriental. As cores, sabores e texturas encantam qualquer vivente.
Curiosamente, muitos dos temperos encontramos tranquilamente aqui no Brasil, como o alho, o coentro, manjericão, raiz de cidró. Portanto, dá até para nos aventurarmos a ariscar um prato e, para tanto, vou indicar uma receita “bem simples”, basta gosto pela culinária, um pouco impetuosidade e bela companhia.
Vai uma dica abaixo.

Bo Bia

Ingredientes:

1 folha de papel de arroz
1 manga tommy
pepino-japonês em tiras
4 kani-kamas
1 cenoura ralada
2 cebolinhas verdes
hortelã picada
coentro picado
molho
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de nampla
1 colher (sopa) de açúcar mascavo

Modo de Preparo:

Amoleça uma folha de papel de arroz em água morna e reserve. Corte a manga (a parte rente ao caroço é a mais indicada em palitos homogêneos semelhantes ao kani e reserve. Elimine as sementes do pepino com uma colher e corte-o em tiras, sem a casca. Use a casca ralada para decorar o prato. Não será necessário todo o pepino. Arrume na folha de papel de arroz o kani, a manga, 1 tira de pepino, a cebolinha e a cenoura ralada. Enrole a folha e depois embrulhe em filme plástico, enrolando as pontas para prender bem. Leve à geladeira até o momento de servir. Molho: misture o gengibre ralado, o nampla e o açúcar em 1 xícara (chá) de água. Corte pedaços de 3 cm do enrolado (com o filme plástico, eliminando-o em seguida), cubra com hortelã e coentro e regue com um pouco do molho.

Dicas:
O papel de arroz pode ser encontrado em casas de produtos orientais. Versátil, pode ser usado para fazer trouxinhas, amolecido antes em água morna, ou grelhado (neste caso, tem textura similar à de um biscoito) e usado para decorar pratos.
O nampla é um caldo de peixe com temperos. Bastante aromático, dispensa o uso de sal.

Fonte: Revista Água na Boca

Nenhum comentário: