Conforme algumas pesquisas que fiz o verdadeiro risotto, assim mesmo no original com dois “t”(a grafia correta em português seria com apenas um "t", ou seja, risoto), é um prato típico italiano, onde refoga-se levemente as cebolas acrescenta-se o arroz arbóreo, que é uma variedade de arroz italiano, redondinho, meio gordinho que não precisa lavar, acrescenta-se a manteiga, e ao se acrescentar gradualmente o caldo de carne e outros ingredientes, vamos mexendo até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.Na verdade, Risotto, significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risotto data do século XI, quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risotto.
Conforme o wikipédia, a receita original de risoto surgiu em 1574. Por quase 200 anos, nesse tempo, havia muito trabalho na construção de uma Catedral, Duomo di Milano, havia carpinteiros, arquitetos e pintores de toda a Europa. Em uma pequena fazenda poliglota ali perto havia uma comunidade Belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes. Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais prospero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia de nada e se limitava a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. Após muitos anos de incomodação o aluno decide aplicar um truco no seu mestre: A filha de Valerio iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão. Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese.
Agora vamos para uma receitinha básica, pois de acordo com sua criatividade e paladar você poderá fazê-lo com funghi, tomates secos, franco, frutos do mar, queijos, palmito, etc.etc.
Ingredientes:
Uma cebola picada finamente
200g de arroz para risoto (arbório ou carnaróli)
1 taça de vinho branco
1L de caldo quente
Sal e pimenta do reino
Manteiga ou azeite de oliva
Queijo parmesão ralado (preferencialmente um grana padano)
Modo de preparo:
Aqueça o caldo em uma panela separada e deixe-o ferver. Doure a cebola na manteiga e acrescente o arroz. Frite um pouco e some o vinho branco até que esse evapore. Vá acrescentando o caldo aos poucos, uma concha de cada vez, sem que essa cubra todo o arroz, e mexa até evaporar por completo. Faça isso até que o caldo acabe, ou vá provando o arroz para ver o ponto “al dente”. Acrescente o sal e a pimenta a gosto. Apague o fogo e acrescente o queijo. Sirva quente.
Sugiro como acompanhamento uma salada de mix de folhas e um bom Carménere .
Buon appetito




















