domingo, 31 de maio de 2009

Rabada com agrião ao vinho tinto, a moda do Gaúcho


O outono chegou, e com ele o friozinho do sul. Essa condição climática me apetitou uma comidinha simples, porém nutritiva e, por que não dizer...LIBIDINOSA.
Experimentem e depois me enviem sua opinião.
Acompanha um bom Merlot ou Cabernet Sauvignon.
Boa semana para todos!

Rabada com agrião ao vinho tinto, a moda do Gaúcho

Ingredientes para o molho
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada2 tomates (sem pele) picados
- 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco(não precisa ser chileno)
- 1 tablete de caldo de carne
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada
- sal e pimenta-vermelha o quanto baste
- 1,5kg de rabada de boi cortada pelas juntas
- 2 colheres (sopa) de óleo 4 dentes de alho amassados, se não gosta de muito alho pode deixar por 2 dentes
- 2 folhas de louro
- 2 molhos de agrião.

Agora o preparo...

Em uma panela grande coloque a rabada e cubra com água. Deixe ferver por uns 10 minutos para retirar o excesso de gordura. Escorra a água e reserve. Em uma panela de pressão grande, aqueça o óleo e doure o alho. Acrescente a rabada, o louro e 1 litro de água fervente. Deixe cozinhar por 40 minutos ou até que a carne esteja macia, mas sem soltar do osso. Se for necessário, acrescente mais água. Escorra toda a água e reserve.
Molho: Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Junte os tomates, o vinho e o tablete de carne e cozinhe por cerca de 10 minutos. Coloque a rabada no molho e cozinhe por mais ou menos 10 minutos. Salpique com a salsinha picada, coloque em um refratário e sirva em seguida numa "cama" de ramos de agrião.
O prato pode ser acompanhado de batatas ou a mandioca - aqui no sul, aipim - mas ficam por conta do cozinheiro e seus comensais.
É de comer de joelhos...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Choperia Schwarzwald ou Bar do Alemão?


A Choparia Schwarzwald, assim mesmo, Choparia, ou mais popularmente chamado Bar do Alemão serve um chope farto e geladérrimo. Uma boa pedida é pedir o “submarino”, um caneco de chope que vem servido com um mini caneco de steinhaeger mergulhado na bebida. Dizem que com o hábito dos clientes levar "discretamente" o canequinho para casa, os proprietários oficializaram o suvenir. Para quem lá for, poderá apreciar essa junção maravilhosa, que resultou num casamento perfeito de muita intimidade e cumplicidade. E, como evidência, poderá verificar que no fundo do canequinho uma bem-humorada inscrição: "Este caneco foi roubado honestamente". A propósito, convém avisar que para não ficar “borracho” por conta do líquido etílico, convém ingerir algo sólido e para tanto, no cardápio encontramos petiscos e pratos tradicionais como o aperitivo do alemão, composto de uma seleção dos petiscos mais pedidos - as salsichas bockwurst e bratwurst, carne-de-onça, eisbein (joelho de porco), morcilla (chouriço) branca e preta e queijo de porco. Quatro pessoas mesmo com fome podem arriscar a levar até uma quentinha pra casa. Já entre os pratos mais elaborados, há o mignon com molho de nata e champignon sobre broa com spätzle (espécie de nhoque) e o kassler, com bisteca de porco, bratwurst, chucrute e salada.Taí a dica da semana, para os turistas como pessoas de negócio que estejam, por ventura passando por Curitiba.O endereço é na Rua Doutor Claudino dos Santos, 63, São Francisco, centro antigo conhecido como Largo da Ordem.(41) 3223-2585. 11h/2h. Cc.: D, H, M, V e A. Cd.: M, R e V. Cr.: S, V e SP. T.: Cr, C, T e V. Entrega em domicílio ( 3244-9330). www.bardoalemao curitiba.com.br. Aberto em 1979.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Bacalhau a Gomes de Sá do Toninho


Meu querido amigo Toninho Proença me fez uma visitinha essa semana. Lembrando-se que sou "atirado nas panelas" - quero dizer, gosto de cozinhar, e sem falsa modéstia, até que me saio bem. Indignado, ele queixou-se que foi tentar fazer um bacalhau a Gomes de Sá e o prato ficou salgado "pra dedéu". Disse ele: - Isso que deixei 2 dias demolhando e trocava a água de hora em hora. Desnecessariamente, cá pra nós...
Mas, sinceramente, o Toninho na verdade e um um maravilhoso comensal e especialista em vinho e espumante. Cozinha, certamente não é o seu metiér. Então, em homenagem ao meu fratello, vou postar uma receitinha de bacalhau e aproveitar para enviar um recado:
- Toninho, na próxima vez "cada um no seu quadrado", eu fico na cozinha fazendo o bacalhau e você vai me servindo um bom Carbernet Sauvignon ou um Chardonnay, ou ainda melhor, um vinho verde.

Começando os trabalhos com um pouco de cultura...
O processo de salgação é mesmo chamado de bacalhau, mas ao usar-se o processo para salgar o peixe, ficou mais fácil chamar todo peixe salgado de bacalhau.
Antes da receita, uma dica para dessalgar o peixe e não estragar o caro e saboroso prato.

1) Retire o excesso do sal no início do dessalgue.Coloque o bacalhau em postas ou desfiado dentro de um vasilhame sob um fio de água corrente durante 10 minutos, para retirar o excesso do sal.
2) Dessalgue o bacalhau dentro da geladeira.É muito importante dessalgar o bacalhau dentro da geladeira. Não se preocupe, pois o bacalhau não exala cheiro quando está imerso em água gelada. Dessa forma, o bacalhau vai ficar tenro e consistente. Se dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar forte cheiro, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes.
3) Verifique o tamanho das postas para saber o tempo de dessalgue.Abaixo você encontra as trocas de água que são necessárias para cada tamanho. Mas para ter certeza do ponto certo de sal que você deseja obter, prove o bacalhau durante as duas últimas trocas de água.
Postas pequenas - trocar a água de 6h em 6h, durante 24-30hPostas médias - trocar a água de 6h em 6h, durante 30-36hPostas largas - trocar a água de 6h em 6h, durante 36-42hBacalhau desfiado (lascas grandes) - trocar a água de 3h em 3h, durante 6h-9h (cuidado, porque o bacalhau desfiado dessalga muito rapidamente, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água ).OBS: Se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, cubra-o com leite fervente e deixe-o de molho por 20 a 30 minutos.
Fonte: http://www.bacalhau.com.br/


Bacalhau a Don Siri
Porção para 4 pessoas.

INGREDIENTES:

- 600g de Bacalhau em Lascas dessalgado
- 500g de batatas
- 250ml de azeite extra-virgem
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas
- 2 ovos cozidos
- azeitonas pretas portuguesas, o quanto baste
- salsa, o quanto baste
- 1 molho de couve portuguesa
- 2 pimentões, 1 verde e 1 vermelho
- sal e pimenta do reino

MODO DE PREPARAR:

Cozinhar o bacalhau dessalgado em fogo brando por 5 minutos, sem deixar ferver. Tampar e abafar o recipiente e deixar ficar assim durante 20 minutos. Depois separe a pele e as espinhas e desmanche o bacalhau em lascas. Escorra bem e coloque as lascas num recipiente fundo. Aquecer uma panela com água, quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque as folhas de couve lavadas e sem o talo para dar uma rápida cozinhada na couve (uns 3 minutos de molho na panela tampada é suficiente). Cortar as cebolas às rodelas, o pimentão em tiras e o dente de alho às rodelas finas. Dourar ligeiramente o alho e as cebolas no azeite e, posteriormente, colocar as cebolas, também para dourar. Juntar as batatas, cozidas com a pele que depois foi retirada e cortadas em rodelas. Juntar o bacalhau. Mexer tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Temperar com sal e pimenta. Colocar imediatamente num tabuleiro de barro ou forma de vidro intercalando as camadas com folhas de couve e levar ao forno bem quente durante 10 minutos. Servir no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitar com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

Importante: Não poupe azeite de oliva, lembre-se que ele faz bem para o coração.


Bom Apetit!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Choparia Schwarzwald ou Bar do Alemão?


Começando os trabalhos...pelos canecos.

Choparia Schwarzwald ou Bar do Alemão?


O fundo do caneco é a evidência...

domingo, 3 de maio de 2009

A receita de beringela na grelha


Ingredientes:


- Umas 4 unidades de berinjelas média- Sal á gosto, mas cuidado com a hipertensão
- Queijo parmesão ralado grosso
- 3 dentes de alho amassados
- quanto baste de orégano
- Azeite de oliva extra-virgem, sem economia.


Modo de preparar:


Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento. Coloque-as em água e sal por alguns minutos. Retire as berinjelas da água e deixe escorrer, secando-as depois. Faça cortes na polpa no sentido horizontal de depois vertical, formando pequenos quadrados, com a ponta da faca, tomando o cuidado para não perfurar a casca. Esse procedimento irá facilitar a penetração dos temperos. Esfregue o alho amassado, espalhando bem sobre a polpa da berinjela. Espalhe o sal, o orégano, e cubra a berinjela com o queijo ralado. Regue com bastante azeite. Não economize na quantidade de azeite, pois, ele deixará a berinjela macia, não permitindo que fique dura. Leve diretamente a grade da churrasqueira com cuidado. Quando, ao espetar com o garfo, sentir a polpa macia e cozida, pode retirar do fogo. Ela estará úmida, perfumada e hummm,Saborosa.
Sirva na própria casca com aquele pãozinho que foi ao fogo e está estalando.

Bon apetit!

Churrrasco no Latão

Aproveitando o sol maravilhoso que fez ontem em Porto Alegre abençoando nosso sábado, a rapaziada se reuniu para mais um churrasquinho de latão. Como manda o figurino, na rua debaixo de uma árvore, com carnes diversas: carne de cordeiro, granito (peito), lingüiça apimentada, costelinha de porco, cebola no espeto, matambre e, entre outros, rolou uma berinjela na grelha, com queijo parmesão, orégano e muito azeite de oliva., servida num pãozinho estalando. DELICIA é de comer ajoelhado...