sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TATÚ RECHADO

                                  
Tô com uma fome de leão!!!! E, por conta disso, resolvi postar uma receita que aguça minha gula...
A propósito, a peça que aqui no Sul chamamos de tatú em outros estados é conhecido como lagarto.

TATÚ RECHEADO

Porções: 04 pessoas

Ingredientes:

  • 1 peça média de tatu
  • 4 dentes de alho
  • pimenta do reino a gosto
  • algumas folhas de manjerona
  • 1 ou 2 folhas de louro
  • 1/2 dúzia de ovos cozidos
  • 1 molho de cenouras cozidas
  • 200 gramas de toucinho.
O preparo...

Abra um orifício do diâmetro de um ovo, em toda a extensão da carne. Faça um tempero com alho, sal, uma pitada de pimenta do reino e folhas de manjerona picadinhas e o louro. Tempere bem a carne e deixe descansar 1 hora. Se quiser fazer o recheio com ovos, coloque-os na cavidade da carne. Se for utilizar as cenouras e o toucinho, corte-os em tiras compridas e de espessura média. Preencha a cavidade do tatu com as extremidades e frite na panela, colocando sempre um pouco de água para ajudar a fritura. Vá virando a peça até dourar bem.
Cozinhe em fogo baixo por 3 h, sempre acrescentando água quente quando necessário.
Acompanha arroz branco ou uma boa massa a seu gosto e, obviamente, um bom vinho tinto.

Bom proveito!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Você já comeu nabiça ou grelos com bacalhau?


Olá, pessoal!
Confesso que com esse frio em Porto Alegre/RS, só resta nos atirar nas panelas e nas bebidas quentes.
Com essa inspiração toda, depois de passar por nosso Mercado Municipal resolvi pensar num prato com bacalhau e de remate um bom vinho. Vocês não sabem, mas esse prato me lembrou seu João, antigo dono de um dos Boteco mais tradicionais em Porto Alegre o RESTAURANTE NAVAL(reza a lenda que até Lupicínio Rodrigues toma lá a sua varroldinha) e que infelizmente fechou deixando vários órfãos(inclusive eu). Mas como tudo que é bom, um dia acaba. Mas a história do Naval fica para outro momento, voltamos ao prato...
Seu João, cônscio de meu gosto pela culinária e também democrático com os insumos, certa feita me presenteou com um molho de grelos de nabo e noutra um de nabiça. Olha a maldade!!! Para os neófitos em culinária portuguesa ou mesmo da sua cultura, os grelos e a nabiça, respectivamente são a planta em flor comercializada é dado o nome de grelo e sem flor a nabiça (também usada como salada). Também é utilizado como guarnição ou própria "matéria-prima" para alguns pratos, principalmente orientais.
Convém destacar que o nabo é largamente cultivado no norte da Europa, E.U.A. e Canadá. Infelizmente, no Brasil, embora cultivado e consumido, não é dos legumes mais comuns, embora as comunidades orientais o consumam com frequência.  
Saudades do João, que um dia me disse: - Guri, tu que gostas de cozinhar, leva isso aqui é faz com lascas de bacalhau e não poupa no azeite, depois me diz(...) .

Mas vamos deixar de lero-lero, postar uma receita dos patrícios e oferecer um gole de vinho português para “O Seu João”.

Bacalhau com grelos gratinado

Ingredientes

1 posta de bacalhau
Grelos de nabo
1 ovo
Broa de milho
Queijo parmesão a gosto
2 dentes de alho
Azeite de oliva de boa qualidade
1 cebola

 Preparação:

Cozinha-se o bacalhau, os grelos e o ovo, entretanto cobre-se uma frigideira antiaderente com o azeite, a cebola cortada ás rodelas e os dentes de alho picados. Deixa-se dourar (sem queimar) a cebola juntam-se os grelos e salteia-se um pouco.
Num pirex coloca-se uma camada dos grelos de seguida o bacalhau desfiado ou em lascas e por fim uma outra camada de grelos. Põe-se por cima o ovo cozido picado e depois a broa de milho também picado para finalizar o prato salpica-se o queijo ralado e vai ao formo a gratinar.

Acompanha um bom vinho português, preferencialmente.

 Até a próxima inspiração....