terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Mercado Matsuri



Sem dúvida, gastronomia e mercado municipal têm uma relação perfeita.
E seguindo essa linha, confesso que em toda cidade que vou, logo procuro onde fica o Mercado Municipal ou seus derivados, Cobal, Mercado Público, ou seja, o local onde os cozinheiros (as) e chef’s compram seus insumos entenda-se ingredientes culinários.

Pois essa semana estou em Curitiba-PR para mais uma etapa de um curso de especialização, não em gastronomia, que é um entretenimento, mas em Ergonomia meu metièr. E não é que coincidentemente, me deparo com a tradicional semana de comemoração da imigração japonesa da primavera!

Chamado de Mercado Matsuri o evento acontece no Mercado Municipal de Curitiba, consta na programação, cursos de sushi e sashimi, apresentações de danças típicas e artes marciais, como o Aikido, também encontramos exposições de ikebana, bonsai e outras artes tradicionais. No momento em que cheguei estava começando a apresentação de um grupo chamado Taikô de Okinawa.
O Mercado Matsuri é uma referência a tradicional Haru Matsuri, traduzida como Festa da Primavera, organizada todos os anos em Curitiba pela comunidade nipo-brasileira.
Vê-se um evento com a tradicional simplicidade oriental, mas com toda a magnitude de sua cultura milenar. Não me furtei de registrar alguns momentos e aproveito para compartilhar com vocês algumas imagens, e parte da programação que vale a pena conferir.

Arigatou gozaimasu!

Sayonara! Até a próxima postagem.

4º Mercado Matsuri
Mercado Municipal de Curitiba - PR
De 27 a 31 de outubro, das 9h às 18h.
Exposição no piso superior no Setor Orgânico
Cursos de Culinária Japonesa – Sushi/Sashimi

sábado, 17 de outubro de 2009

A exôtica gastronomia vietnamita


Ainda custo a acreditar que não posto nada há tanto tempo. É verdade que minha atividade principal está me consumindo muito tempo, mas daí a ponto de eu desprezar as coisas que mais me dão prazer como o caso da gastronomia, é para se preocupar. Realmente, tenho que buscar ser menos negligente comigo e com os outros e voltar aos prazeres da mesa.
Mas mudando de saco pra mala - como se diz aqui no Sul - minha amiga Marcela, que apresentou um prato vietnamita na escola teve grande dificuldade para encontrar ingredientes para sua receita. Isso me chamou atenção, pois na minha "santa ignorância"gastronômica, acreditei que ela não teria dificuldades para achar os insumos em qualquer loja especializada em comida japonesa, por exemplo. Ledo engano. Descobri que alguns molhos são exclusivos dessa gastronomia exôtica, minha gente.
Estou aguardando a receita de sucesso da Marcela, para postar no blog, mas por enquanto, deixo essa receita aqui.

Tom Nuong La Chuoi ou Camarão com capim-limão na folha de bananeira

Ingredientes
2 talos de capim-limão
2 cebolas pequenas (shallots)
1 dente de alho
½ pimenta vermelha
½ colher de chá de pimenta-do-reino
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de óleo (soja ou girassol)
2 folhas de bananeira

Preparo

Corte os talos do capim-limão em rodelas finas, como alho-poró, e coloque em um pilão. Adicione as cebolas, o alho e a pimenta cortados em pedaços pequenos, além do sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Amasse tudo no pilão até conseguir uma pasta. Adicione o óleo e envolva o camarão com a pasta.

Coloque a folha de bananeira na chama do fogão para murchar. Faça pacotinhos com a mistura de camarão e a folha de bananeira e, se desejar, embrulhe mais uma vez com papel-alumínio. Asse na churrasqueira por 7 minutos de cada lado (ou um pouco mais na grelha elétrica).

Receita da Red Bridge Cooking School, Hoi An, Vietnam.