quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Espagueti à Villaggio Mascia


Olá, amigos!

Mais uma vez tirei férias estendidas deste meu anuário, com essa nova denominação devido a minha falta de freqüência. Confesso que esta me faltando é disciplina e um pouco de dedicação ou mesmo, motivação - como diz compadre Caon - pois continuo lendo sobre a matéria e fazendo uns “papás” para um petit comité, é claro.
Recentemente, encontrei aqui em Porto Alegre o meu caríssimo professor, mestre da ergonomia e apreciador da alta e baixa gastronomia “tem que ser bom”, Fausto Mascia. Para minha surpresa, fui questionado porque não tenho postado receitas novas, logo constatei que ali encontrava mais um leitor.
Naquele momento veio à motivação, e aqui estou postando uma sugestão em homenagem ao meu caríssimo meu leitor e professor, aqui nessa ordem.(risos)

Bon apetit !

Espagueti à Villaggio Mascia

*O Villaggio Mascia é um hotel que está localizado no sudoeste de Vieste, na Itália. A comunidade se estabelece a beira do Mar Mediterrâneo e o local possui numerosas grutas costeiras.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ cebola média finamente picada
2 dentes de alho amassados e picados
1 pimenta dedo de moça
1/3 de xícara (chá) aproximadamente de salsão picado
1 colher(sopa) salsa picada finamente
2 colheres (sopa) de manjericão
1 lata (400 g) de tomate pelatti,
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
½ taça de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
250 g de espaguete grano duro
200 g de vôngole limpo
200 g de camarões
200 g de lulas
100 g de mariscos sem concha

Modo de preparo:

Limpe bem os camarões e as lulas. Corte as lulas em anéis. Dos camarões médios, reserve 4 inteiros para a decoração. Coloque água para ferver e salgue levemente. Em uma panela, que pode ser de barro, pedra, ferro ou outra, coloque metade do azeite de oliva e a cebola picada e o salsão. Refogue até que a cebola esteja bem macia e acrescente os tomates, cozinhe até engrossar o molho. Nesse momento coloque o vinho e continue mexendo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, acrescentando também as folhas de manjericão. Então, reserve.

Coloque a massa para cozinhar cuidando para que fique al dente. Aqueça o azeite de oliva restante em uma frigideira, coloque um pedaço de 1 cm de pimenta dedo-de-moça e acrescente pela ordem o alho picado, refogue e coloque as lulas, os mariscos e os vongoles, refogando por cerca de 3 minutos e os camarões refogando-os por 1 minuto para não ficar rijo. Salpique com a salsinha e se necessário acrescente mais sal e pimenta-do-reino. Escorra a massa e misture bem ao molho de tomates, coloque em uma travessa e regue com o refogado de frutos do mar. Misture levemente e enfeite com os camarões inteiros.

Para acompanhar o prato uma salada de mix de folhas e bom vinho verde(português) ou um Valpolicella(italiano, certamente).

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Outono, estação da sensibilidade e sabor


O outono chega, os corpos e a alma ficam carentes de calor e um clima mais romântico sugere a aproximação dos casais, e porque não, dos confrades. Então, nada melhor do que um "papá" bem quentinho. Aliás, pela lei da física, duas pessoas não podem ocupar mesmo espaço, a não ser com muito frio e paixão! Assim sendo, aí vai minha sugestão da culinária gaudéria (do campo, dos pampas gaúchos) para esses dias frios, bruuu!!!!!

PUCHERO

A quantidade aqui apresentada é para uma confraria de aproximadamente 12 pessoas

Ingredientes

3kg de carne de peito
1 rabada
1 kg de lingüiça
1 kg de batata inglesa
1 kg de batata doce
1 kg de aipim
6 espigas de milho
2 couve-flor
1 kg de abóbora
1 molho de cenoura
1 molho de nabo
5 chuchus
1 repolho grande
3 molhos de couve
6 tomates sem pele
6 cebolas
2 molhos de tempero verde
2 pimentões
4 pimentas verdes
1 kg de farinha de mandioca

Modo de preparar

Ponha uma panela grande ao fogo, com água pela metade, 3 colheres de sopa de sal, as cebolas, os tomates, os pimentões cortados em 4 pedaços, as pimentas verdes cortadas ao meio e deixe levantar a fervura. Corte a carne de peito em toletes médios, a rabada na junta e a lingüiça em pedaços de 3 dedos e coloque na panela. Depois de 20 minutos, coloque a batata doce, se for grande, cortada em 4 pedaços, se for pequena, em dois, a cenoura cortada em dois pedaços, o milho verde quebrado em dois, o nabo cortado ao meio, o chuchu cortado em 4 e o aipim em pedaços de 4 dedos.

Deixe fervendo por mais 20 minutos e coloque a abóbora em pedaços médios e a batata inglesa cortada ao meio. Tenha à mão 3 bacias ou formas onde colocará os ingredientes que deverão ser retirados assim que forem ficando prontos. As carnes, os legumes e as verduras, separadas em cada recipiente. Por último, coloque a couve-flor sem o talo, porém não muito desfeita, o repolho desfolhado e a couve sem o talo. Verifique e corrija o sal sempre que necessário. Quando estiver tudo cozido, retire a panela do fogo e vá colocando a farinha de mandioca lentamente, mexendo sempre, até conseguir um pirão no ponto médio, mais para duro. Esquente os recipientes e sirva em pratos separados.

Aconselho um Cabernet Sauvignon ou um Melot, para acompanhar.

Bom proveito, Tchê!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Férias paradisíacas em Santa Catarina

Nesse carnaval, enquanto o pessoal se esbaldava na avenida sambando, resolvi me aventurar na paradisíaca Praia do Rosa em Santa Catarina. Tivemos a grata satisfação de mesmo decidindo de última hora, como um bom brasileiro, conseguir uma bela pousada com vista para Lagoa de Ibiraquera, cercada de verde, conseqüentemente, as flores e abelhas e colibris fizeram a moldura ideal para um clima a dois. O ambiente é super-hiper-mega power, como diz a filhinha de um amigo, para casal em núpcias ou com intenção de brindar a amada com esse clima de romantismo. O café da manhã é modesto, porém com um ingrediente indispensável, servido pela proprietária, a maravilhosa Leda que se empenha incondicionalmente para deixar todos bem à vontade.
Mas seria uma injustiça não citar a Gabriela, proprietária da Pousada Rosa & Canela que gentilmente nos indicou a pousada da Leda, contribuindo assim para um carnaval paradisíaco num clima de Caribe.
Vista da Praia do Ouvidor
Praia Vermelha

Aproveitando o passeio demos uma fugidinha na Praia do Ouvidor, Praia Vermelha, Silveira, Ferrugem, Gamboa e Siriú, essa última, achamos bastante charmosa com os seus pequenos restaurantes um coladinho no outro em frente às pedras que molduram um mar azulzinho. O restaurante Toca do Siri merece aqui uma referência especial por motivos óbvios, seu bolinho de siri é de comer ajoelhado, tamanho generoso e bem temperado sem comprometer o delicado sabor do siri, com uma cervejinha bem gelada, humm!
Ah! Outro prato que me chamou a atenção Na Toca do Siri foi o Bauru Siri Cascudo, que criatividade...
O Alex um dos arrendatários me presenteou com uma camiseta e uma bandana e ficou de enviar uma receita com siri, para brindar esse blogueiro.
Já estou com saudades desse feriadão esticadaço e ansioso para voltar ao Rosa...

Até a próxima.
Endereços: Pousada Alto do Valle
Praia do Rosa - SC
Contato: Leda - Fone: (48) 3355-6028
Pousada Rosa & Canela
Praia do Rosa - SC
Contato: Gabriela & Júlio - Fone: (48) 3355-6059
Restaurante Toca do Siri
Estrada Geral da Praia - Canto Norte - Praia do Siriú - SC
Contato: Alex - Fone: (48)9626-2742