quinta-feira, 11 de junho de 2009

O creme de alho do Tóia

Meu amigo Cristovão Feil, o Tóia, grande conhecedor e produtor de cachaça, entre outras qualidades, me brindou hoje por e-mail com essa receita de creme de alho, onde entre outras utilidades, usamos aqui nos nossos churrascos. No churrasco, recheamos um pão "dormido" que é aquecido na churrasqueira até ficar crocante e junto com a linguiça calabresa ou lascas de costela de peito serve de aperitivo, antes de ser servida a saborosa costela minga e aquela picanha com uns dois dedos de gordura de manta. Aliás, a picanha fica uma gostosura passada nessa pasta antes de ir ao fogo. Só não aconselho depois de se esbaldar com esse inocente pãozinho com alho, um encontro com aquela candidata a namorada que você conheceu e ficou na noite de sexta-feira.
Vamos a receita e um bom feriado para todos.

CREME DE ALHO

Ingredientes:

-500 ml leite integral10 dentes de alho (retirar o miolo que pode amargar, depois)
-1 pitada de salAzeite de oliva (ou de arroz, milho, algodão...)

1) Bater no liquidificador (ou processador) o leite, o alho e o sal.
2)Acrescentar um fio de óleo ou azeite sobre a mistura (com o liquidificador ligado) até ver que está mais espesso, vai uns 150 ml de óleo (depende do gosto do freguês).
3) Ficará, a princípio, como líquido, um pouco mais denso que o leite.
4) Colocar num vidro com tampa e deixar curar por 15 dias na geladeira. Está pronto para comer. A consistência é cremosa, como a maionese industrializada.

Passar no pão, bolachas água & sal, sanduíches, tira-gosto, torradas, canapés, etc.